Em consultório ou online, a terapia individual vislumbra as necessidades e as expectativas do modo de existir do ser humano. Por meio de uma entrevista, a primeira sessão de psicoterapia busca entender o que acontece com o paciente e qual foi a razão da busca do atendimento a fim de alinhar as expectativas entre o profissional e o indivíduo.
Partindo dos pressupostos fenomenológicos, Arthur Tufolo, psicólogo com mais de 40 anos de prática profissional em clínica, auxilia o paciente a percorrer as razões pelas quais se está em sofrimento, angústia ou mal-estar consigo próprio para que se possa ampliar o repertório de entendimento das experiências vividas.
Prioritariamente, é por meio da linguagem, em encontro de “conversa” que, em geral, paciente e profissional constroem uma relação de confiança para que ocorra um aprofundamento das questões-chave e dos pontos escondidos ou obscuros. Assim, na medida em que essa relação se constitui e se fortalece, o paciente desvela suas inquietudes e apreensões, empoderando-se de seus próprios desafios e conquistas.
Ao fim e ao cabo, a terapia individual possibilita que cada ser humano possa cuidar de seus abismos, e também possa subir a montanha e avistar novos horizontes, adquirindo liberdade.