Saiba mais sobre o Curso de Formação e Capacitação em Acompanhamento Terapêutico presencial e online ministrado por Arthur Tufolo.
É muito comum que, ao se formarem ou durante a formação, novos profissionais de saúde como psicólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psiquiatras busquem desenvolver e ampliar suas capacidades, de forma que os tornem aptos e melhor capacitados a atuarem em suas áreas de interesse com mais qualidade e bons resultados. Pensando nisso e nas lacunas das respectivas formações no campo da saúde, Arthur Tufolo criou um curso de Acompanhante Terapêutico (AT) voltado à capacitação e à formação de profissionais para o trabalho terapêutico.
Ao longo de sua carreira, assistindo pacientes impossibilitados de comparecer a uma sessão psicoterápica, Arthur Tufolo criou um modelo de atendimento que facultou na criação de um projeto de referência no atendimento e na formação de profissionais focados no acompanhamento terapêutico. Esse modelo acabou sendo compartilhado com uma centena de profissionais de saúde e resultou no atual Curso de Formação e Capacitação em Acompanhamento Terapêutico, realizado de forma presencial na cidade de São Paulo e disponibilizado de modo online para todo o país.
No curso de formação e capacitação de acompanhante terapêutico (AT), Arthur Tufolo faz com que seus alunos passem a familiarizar-se com os princípios e conceitos da fenomenologia, base filosófica que permeia toda a sua metodologia de trabalho em AT. O curso é dividido em três módulos: o primeiro e o segundo módulos apresentam o conteúdo teórico do acompanhamento terapêutico e as bases de conhecimento na qual se dá e se realiza a própria atividade do AT; já o terceiro módulo é voltado à atuação prática em forma de estágio. O módulo teórico é composto de 80 horas e o estágio possui a duração de outras 160 horas (dois anos), contabilizando ao final do curso 240 horas.
O estágio supervisionado possibilita ao profissional ampliar na prática a perspectiva teórica de como se dá o trabalho do AT. As atividades de estágio acontecem em instituições parceiras em todo o Brasil, tais como: as moradias assistidas, as comunidades terapêuticas, Hospitais-Dia, os equipamentos de saúde mental tais como CAPS, CAISM, CRATOD, além de ambulatórios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Durante o curso de acompanhante terapêutico, o aluno passa a ter maior contato com os conceitos de fenomenologia, psicopatologia, teorias de personalidade, abandono de vulnerável, institucionalização, moradia assistida, dentre outros, que o qualificam para o trabalho assistencial terapêutico. Neste sentido, o curso de acompanhamento terapêutico trata-se da lapidação da prática clínica de profissionais em benefício de suas respectivas atuações e, consequentemente, de seus pacientes atendidos.
Para saber mais, entre em contato pelo telefone (11) 99106.3175 (Whatsapp) ou clique aqui .